sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Bang-Bang. Pistola y Corazón

Logo que entramos, do lado esquerdo, vislumbramos um extintor. Será um prenúncio? Talvez…
Antes de mais entremos. No restaurante sensação e hiper concorrido Pistola y Corazón Taqueria, situado na área cada vez mais afamada do Cais do Sodré.
Neste espaço, pequeno, simples, sem artifícios decorativos de monta mas com personalidade, a etiqueta dita que a comida, salvo raríssimas excepções, é para ser levada à boca com a mão. Assim cumpriremos.
Tratando-se de uma taqueria a ementa é sobretudo composta por tacos.
Há, no entanto, outras opções mexicanas nas entradas. Das clássicas, como o guacamole, a outra menos populares. Optámos por uma menos clássica, um Agua Chile de Camarón, que é um género de ceviche mexicano com camarão cru, pepino, cebola numa marinada picante de lima e chili.
Podemos dizer que tivemos um intróito bombástico e, pela primeira vez, olhámos com atenção e carinho para o extintor.
À parte o picante a puxar à lágrima, sem dúvida que estava bom.
Na ausência do extintor, apagámos o fogo dentro de nós com a ajuda de uma marguerita de melancia e com uma água fresca de flor da Jamaica, um chá frio de flor seca de hibisco.
De seguida foi-nos apresentado o taco Tinga de Pollo, de frango, e o Al Pastor, de porco com ananás flameado. O primeiro taco, apesar do nome meigo e suave, é demolidor de tão picante. Começámos a suar, a língua ficou anestesiada de dor, as entranhas a arder.
Por momentos o meu pensamento intervalou entre que o extintor disposto tinha uma função complementar à normal utilização e que estava num restaurante de cariz masoquista. Mas quando experimentámos o taco Al Pastor, sem picante, percebemos que não, que estávamos antes num restaurante normal e, na verdade, bom.
A responsabilidade das escolhas é nossa, até porque a sinalética expressa na ementa, com recurso à ilustração de malaguetas para assinalar a intensidade de picante dos pratos, é bem clara. Quisemos ser fortes. Mas não estivemos à altura do desafio.
Da próxima não permitiremos que a Pistola carregada com balas de picante nos derrube.