segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

By The Wine

Era pequena. Sem idade para beber vinho. Mas lembro-me do meu pai comentar que, em Portugal, havia o estigma de se servir nos restaurantes um copo de vinho. Na mentalidade da época, isso era coisa de tabernas e tascas. Pelo que nos restaurantes só se vendiam garrafas.
Como faziam, então, as pessoas que, sozinhas, queriam degustar um copo de vinho? Era uma tarefa complexa. Optavam por não beber ou pediam uma garrafa, arriscando-se a desperdiçar grande parte do líquido. Isto porque, mais uma vez, em Portugal havia e, ainda hoje há, o preconceito (muito presente, sobretudo, no consumidor) de não se solicitar para levar para casa as sobras das refeições.
Vem esta conversa a propósito de ser nítido que no caso do vinho o consumo alterou-se muito, talvez, na última década. Actualmente, qualquer estabelecimento de restauração, do mais humilde ao mais glamoroso, tem na sua carta opções de vinho a copo.
Talvez por essa razão, entre outras, há cada vez mais e diversificados consumidores. O vinho passou, inclusivamente, a ter um papel de destaque quer numa refeição (veja-se as harmonizações dos menus com vinhos), quer como elemento autónomo (sucesso e democratização das provas de vinho), assim como elemento económico forte em vários quadrantes.
Neste âmbito, de valorização do vinho, têm surgido, um pouco por todo o lado, propostas de espaços que apostam no produto vinícola. Frequentemente são os próprios produtores de vinho que têm vindo a diversificar os modelos de negócios. Seja através da abertura de unidades de enoturismo, adegas-museu, enotecas, restaurantes vinícolas, winebars.
Recentemente, em Lisboa, a José Maria da Fonseca abriu o By the Wine, a primeira flagship store da marca na capital.
As flagships store pretendem representar de uma forma forte e inovadora a essência da marca. Para o efeito usam uma comunicação revolucionária com o público.
É isso que acontece no novo espaço da conhecida e prestigiada casa produtora de vinho José Maria da Fonseca. Com um projecto arquitectónico muito bonito e bem conseguido o By the Wine é não só um winebar, onde é possível consumir a copo qualquer gama de vinho da marca enquanto se petisca, como também é uma loja de vinhos, onde se pode adquirir qualquer produto da José Maria da Fonseca.
Para picar há várias opções de enchidos, queijos, ostras, salada de mexilhão, ceviche de salmão e sandes.
Optámos por uma sandes de rosbife com rúcula e por uma sandes de lombo Bolota. Acompanhar degustámos um Terras Altas Tinto, vinho do Dão, e um Domini, do Douro, também tinto.
A área central de Lisboa ganhou mais um espaço muito válido para um momento de convívio e relaxe, bem necessário nas nossas rotinas diárias.