segunda-feira, 10 de novembro de 2014

DeCastro Gaia

Fomos até ao Porto com o propósito maior de participar na Family Race, corrida de 16 km, inserida na Maratona do Porto.
Obviamente que não iriamos reduzir o nosso fim-de-semana à vertente desportiva, ainda mais numa cidade tão apetecível, nas diversas dimensões, como o Porto.
Procurámos assim estabelecer um programa diversificado, onde houvesse espaço para a vertente desportiva, cultural e gastronómica.
Neste último capítulo iniciamos a nossa incursão no deCastro Gaia, restaurante inserido no edifício da Porto Cruz, localizado no Cais de Gaia.
O Porto Cruz é um espaço que procura celebrar a cultura do vinho do Porto e que congrega diversas funções, nomeadamente loja, sala de provas, sala de exposições, auditório, restaurante e esplanada panorâmica.
Já conhecia a cozinha mais petisqueira do chef Miguel Castro e Silva (De Castro Elias e espaço do Mercado da Ribeira, ambos em Lisboa) e pareceu-me óptima ideia conhecer um dos seus espaços na sua região natal.
A ementa divide-se em duas componentes, propostas para picar e pratos principais. Num ambiente moderno, ao estilo minimalista nórdico, bonito e informal optámos por degustar algumas das propostas para picar apresentadas.
Depois de termos escolhido a maravilhosa, e já nossa conhecida, sangria de Porto Cruz Pink, começámos a refeição com cavala fumada com escabeche de cebola e Porto. Composição excelente.
De seguida chegaram as iscas do cachaço do bacalhau. Fritura e maciez perfeita.
Avançámos para a morcela da Beira com maçã e cebola. Contraste de sabores sempre magnífico, atingindo ainda mais a excepção pela qualidade dos ingredientes.
Sem mais demoras, debruçámo-nos e deliciámo-nos com os fígados de pato com compota de cebola, que foram votados como o petisco do dia.

Para terminar a ronda dos petiscos, a emblemática e local Francesinha, em formato mini.
Para fechar a refeição, maravilhosamente, ordenámos um gelado Tawny com amêndoa e um gratinado de maçã com gelado de baunilha.
No final, e antes de nos embrenharmos pela cidade do Porto, subimos ao último piso do edifício, onde nos deliciámos com a vista do Terrace Lounge 360º.
Cada vez nos sentimos com mais energia para correr pela cidade, o pretexto da nossa visita.