segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Cantina 32 | Porto

Tinhamos concretizado com muito sucesso a corrida de 16 km, por um lindo percurso que englobou o Porto e Matosinhos.
Mereciamos um prémio.
Na noite anterior, para termos energia para o dia seguinte, queriamos uma refeição em grande e procurámos um dos, actualmente, restaurantes mais badalados do Porto. Contrariamente ao que tinhamos lido, a reserva era imprescíndivel, devido ao sucesso e grande procura do restaurante.
Nessa noite sentimos que o Porto está mesmo na moda. Todos os sítios estavam cheios ou com reservas. Acabámos num pequeno restaurante de petiscos junto ao Jardim da Cordoaria, o Vira Lata.
Mas não foi a refeição dessa noite que ficou na memória. Foi antes, o jantar que era para ter sido e que virou almoço do dia seguinte.
Um sítio que apresenta esta proposta só pode ficar na memória. Penso que todos concordarão.
Bem, mas já lá iremos. Vamos começar pelo início.
No centro histórico do Porto, na pedonal e cool Rua das Flores, localiza-se o Cantina 32, um restaurante com uma decoração muito bonita e original. A contrastar com as paredes em betão armado, são apresentados elementos decorativos rústicos, outros retro, que no global criam uma atmosfera acolhedora e cheia de personalidade.
A ementa é igualmente cheia de personalidade e muito apelativa. Na senda do momento, apresenta diversas propostas para picar, petiscar e partilhar, mas também comporta ofertas de pratos principais, que são entitulados como "Propostas Verdadeiramente Sérias" e que se dividem em "Para 1 ou 2 com pouca fome" e "Para 2 com alguma fome".
Decidimos optar, adicionalmente ao couvert, composto por manteiga de banana com flor de sal (óptima), azeites aromatizados, tremoços e pão, por um petisco de entrada. O eleito foi salmão curado em mostarda, laranja, molho de chalota e ovo raspado.
Para além do excelente efeito gustativo, o efeito visual de apresentação esteve em conformidade. Destaque para o mimo do mini raspador para auto-rasparmos o ovo cozido.
Das "Propostas Verdadeiramente Sérias"escolhemos, para partilhar, o Bife de atum com ananás, sésamo, coentros e acompanhado de batatinhas a murro. O atum apresentou-se distintamente braseado, as batatinhas exemplares e a conjugação de sabores perfeita. 
Ainda nas propostas sérias prosseguimos para a posta de novilho laminada com batata a murro e salada básica. Tudo apetecívelmente saboroso e perfeito. E também original. A salada básica é meia alface, excepcionalmente tenra, polvilhada por queijo ralado.
Rendidos até ao momento, avançámos para os "doces e outros finais".
Solicitámos quatro centímetros e bolo de bolacha com nougat de amêndoa. Sim, é verdade, aqui o bolo de bolacha é, originalmente, servido ao centímetro. Melhor, maravilhosos centímetros. Até eu que não deliro com bolo de bolacha fiquei rendida.
A outra proposta que solicitámos foi o vaso da primeira fotografia deste post. O pseudo-vaso de hortelã é, surpreendentemente, um estonteante cheesecake de banana caramelizada e chocolate. Muito divertido, original e delicioso.
Que maravilha.
Que dia pleno. Nem a ratoeira final foi dolorosa.