terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O Mundo das Conservas | Loja das Conservas

Inovação é uma palavra presente no léxico actual, nomeadamente quando se fala de economia. Aliar à tradição a inovação é um desafio, que nem sempre é alcançado com sucesso. Há no entanto sectores que se têm conseguido superar e reinventar. O das conservas é um deles.
Apesar de antiga e tradicional, a indústria conserveira teve um período de forte declínio. Até há bem poucos anos recorríamos às conservas para elaborar uma cozinha de sobrevivência (ou por não se saber cozinhar ou por não haver condições, económicas e logísticas, para tal). Actualmente tudo mudou.
Projectos recentes e inovadores, como o, já aqui falado, Sol e Pesca, e o Can the Can, entre outros, vieram-se juntar a outros mais tradicionais que conseguiram sobreviver ao longo dos tempos, como a Conserveira de Lisboa.
Através de uma imagem forte, apoiada num design retro, tão em voga, bem como através da reinvenção da utilização do produto, que é tanto utilizado na elaboração de entradas como de pratos principais criativos, assim como as preocupações de sustentabilidade de algumas marcas, nomeadamente a Santa Catarina, dos Açores, que viu o seu atum ser distinguido pela Greenpeace como o mais sustentável do mundo, fazem com que as conservas estejam definitivamente de volta e na moda.
Neste contexto de ressurgimento, no final de 2013, surgiu um novo projecto sob a chancela da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP), a Loja das Conservas, localizada na Rua do Arsenal.










A loja é a imagem de tudo o que se referiu até aqui, ou seja, é inovadora, atractiva e encantadora. Mas importa que a imagem seja acompanhada de conteúdo, que ali não falta. O espaço reúne 17 marcas de conserveiras nacionais, comercializando mais de 300 produtos, alguns dos quais anteriormente apenas disponíveis no mercado de exportação.
Para além da vertente comercial, a Loja das Conservas apresenta uma componente informativa através dos painéis que se encontram afixados pelo espaço comercial e que permitem perceber a dinâmica comercial e ter um maior conhecimento das conservas nacionais.
Obviamente que da minha visita a este fascinante espaço comercial não saí de mãos vazias. Trouxe três conservas, uma de filetes de cavala em azeite com picles da La Gondola, conserveira de Matosinhos, umas petingas picantes da Pinhais, também de Matosinhos, e uns filetes de cavala fumada da Comur, da Murtosa. Estes dois últimos produtos foram sugestão do simpático funcionário, que ainda me deu uma dica de como elaborar as cavalas fumadas.
Darei nota do resultado em breve.