domingo, 12 de janeiro de 2014

Sol e Pesca | Cais do Sodré

No epicentro da diversão nocturna do Cais do Sodré, a Rua Nova do Carvalho, também conhecida como rua cor de rosa pelo pavimento pedonal ter sido pintado desta cor, existem diversos bares e restaurantes.
Um desses bares/restaurantes, que teve honras de ser incluído no roteiro do Anthony Bourdain, pelas mãos dos Dead Combo, aquando a gravação do seu No Reservation em Lisboa, é o Sol e Pesca.
Estivemos lá recentemente ao almoço longe da azáfama nocturna.
Num espaço que perpétua as memórias locais ligadas à pesca, vislumbram-se, como decoração, canas, iscos, redes, anzóis, bóias e outros artefactos ligados à pesca, assim como prateleiras carregadas de conservas. As conservas são as maiores protagonistas da casa, uma vez que a oferta de petiscos baseia-se nelas.
Neste local, ideal para petiscar a qualquer hora do dia, temos ao nosso dispor uma panóplia de conservas de diversos produtos e marcas. Servem para preparar os petiscos mas também para adquirir e levar para casa. Escolhemos as duas modalidades.
Para casa trouxemos filetes de atum com batata doce da marca Santa Catarina (S. Jorge, Açores), sangacho de atum também produção de Santa Catarina e filetes de truta em vinho branco da Comur (Murtosa).
No local comemos sardinhas temperadas com tomate, pimento verde e cebolinho sobre brôa,
umas originais e maravilhosas anchovas com maçã regadas com laranja e perfumadas com tomilho fresco
 
e muxama, conhecido também como "presunto de atum", já que se trata de finas fatias de lombo de atum curado, acompanhada de pão.

Está-se bem no Sol e Pesca.