sábado, 11 de janeiro de 2014

Sabores da Madeira

Na Baixa Pombalina, mais especificamente na Rua do Ouro, existe um cantinho de insularidade madeirense. Abriu, há poucos meses, o restaurante Sabores da Madeira, que oferece alguns petiscos das ilhas. A ementa não apresenta uma oferta muito extensa mas é suficientemente demonstrativa da qualidade da culinária madeirense.
Indiscutivelmente que solicitámos lapas grelhadas, uma especialidade madeirense que nem sempre se encontra com facilidade na região continental . O molusco veio acompanhado de bolo do caco, pão de trigo típico, com manteiga de alho. Comemos ainda milho frito, bolo do caco com bife de atum e bolo do caco com carne de vinha de alhos. A acompanhar bebemos nikita, uma bebida local feita com cerveja, vinho, sumo de ananás e gelado de baunilha.
A oferta da ementa estende-se a outros bolo de caco, nomeadamente o com picanha e peixe espada, e mais meia dúzia de ofertas. Nas sobremesas, para além dos gelados artesanais é possível saborear o tipicamente madeirense bolo de mel.
O espaço é simples, depurado e moderno com decoraões alusivas a alguns elementos tradicionais do arquipélago. Há montras onde estão expostas bebidas típicas, como a cerveja Coral, os refrigerantes Brisa, vinho da Madeira. Estão presentes cartazes com alguns pontos turísticos das ilhas e há televisões a transmitirem imagens desses pontos, assim como de paisagens e os principais eventos do arquipelágo, nomeadamente o Carnaval e a passagem de ano. Diria que o turismo regional não faria melhor promoção.
O sucesso do espaço tem sido uma surpresa até para os próprios responsáveis. Na verdade, num eixo territorial cuja dinâmica se verifica sobretudo no período diurno, não deixa de ser surpreendente que numa noite fria de inverno (ainda que coincidisse com uma das noites em que decorria o espectáculo multimédia natalício do Terreiro do Paço) o restaurante estivesse cheio e com pessoas a aguardar vez.
Parece que a fórmula do bom e barato tem sido fundamental no sucesso final.