terça-feira, 22 de outubro de 2013

Vinhos do Alentejo 2013

Aragonez, Trincadeira, Alfrocheiro, Syrah, Alicantes Bouchet, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional.
Barrica de carvalho, barrica de carvalho francês, cuba de inox.
Tinto, branco, rosé.
Palavras referentes a castas, estágios e vinhos muito ouvidas este fim-de-semana no Centro Cultural de Belém, onde decorreu mais uma edição do evento Vinhos do Alentejo.
Estivemos por lá e tivemos oportunidade de experimentar uns quantos vinhos. Debruçámo-nos nos tintos e, não sendo especialistas, fizemos escolhas aleatórias e deixámo-nos levar pelas explicações de quem sabe.
Experimentámos assim o vinho de entrada da Herdade do Pombal; o Furtiva Lágrima 2007 do Monte da Raposinha; o vinho de entrada Montaria de 2011, o Montaria Reserva 2010 e o Grande Escolha Montaria de 2008 (gostámos sobretudo do reserva); o .blog de 2010 do Tiago Mateus Cabaço (premiado com a medalha de prata), assim como o .com do mesmo enólogo; o Monte dos Cabaços 2007 e o Monte dos Cabaços Reserva 2005 (excelente).
Num esforço para não passarmos ao estado ébrio, sim, porque contrariamente aos especialistas, tudo o que entrou no copo escorreu pela garganta…e a prova passou-se antes do jantar, fizemos uma pausa nas provas de vinhos e parámos, primeiro, nas provas de azeite e depois num espaço, da responsabilidade do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), dedicado a experiências moleculares com o vinho.

Aí os termos passaram a ser gelificação, esferificação, dióxido carbono, azoto, sódio, cálcio, entre outros.
Começámos por experimentar as "uvas" de vinho, conseguidas - se a memória não me atraiçoa - através de alginato de sódio em presença de cálcio, e servidas com queijo ralado.
 









De seguida passámos para o "sorbet" de vinho, feito a partir de uma reacção com azoto.

Prosseguimos para o vinho com "fumos", através de uma reação a partir de dióxido de carbono. Para voltármos de novo ao "sorbet" de vinho, que agradou muito.
Todas as experiências foram muito interessantes.

Por fim, terminámos o périplo pelo evento com a prova do Varal e o Reserva Quatro Caminhos 2011 da Casa Agrícola da Herdade do Monte da Ribeira, este último um dos premiados da noite com a medalha de ouro no Concurso Melhores Vinhos do Alentejo da Confraria dos Enófilos do Alentejo.