domingo, 13 de outubro de 2013

Novo Bonsai | Sob o Signo do Cinco

Há mais de 15 anos experimentei pela primeira vez a gastronomia japonesa. A escolha do restaurante para inaugurar esta experiência foi óbvia. Na época havia muito poucos restaurantes japoneses em Lisboa, mas um destacava-se e ainda por cima o dono era uma figura que nos era familiar. Falamos do Novo Bonsai e do mister Shintaro Yokochi, pai do melhor nadador português de sempre, Alexandre Yokochi, e, à época, também treinador de natação, pelo que era uma figura com quem nos cruzávamos com frequência pelos cais de piscina.
Não me recordo a razão - o restaurante estava cheio ou fechado - acabámos por fazer a nossa estreia na cozinha japonês noutro restaurante, uma casa de massas japonesas na rua Monte Olivete, Príncipe Real, não muito longe da primeira escolha.
Vem esta história para dizer que só recentemente entrei pela primeira vez no Novo Bonsai, na Rua da Rosa, agora com outra gerência.
Fomos lá por ocasião de uma celebração especial e tivemos oportunidade de degustar uma tradicional gastronomia japonesa, diferente da cozinha de fusão apresentada na maioria dos restaurantes japoneses em Lisboa. Sentimos ainda mais o ambiente japonês porque ficámos num separé, com mesas baixas sobre tatami.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A oferta da carta vai para além do clássico sushi e sashimi, ao apresentar várias propostas ao estilo izakaya, que significa tasca em japonês.
A nossa escolha iniciou-se com uma saborosa sopa de miso.
Pedimos ainda um tártaro de carapau, prato típico junto dos pescadores japoneses, e que apresenta uma combinação perfeita entre a frescura do picadinho do carapau e o sabor mais intenso do cebolinho.
Umas deliciosas bolinhas de polvo, acompanhadas com uma maionese e no ponto certo da fritura.
Uns surpreendentes croquetes de soja verde.
Um agradável tofu braseado
e um clássico sushi salmão Califórnia.
De sobremesa comemos um tiramisu de chá verde e batata doce no forno com gelado de baunilha.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Perfeitas. Tal como toda a noite.