segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mercado Flutuante | Tailândia

É sabida a forte expressão e presença dos mercados e/ou comércio de rua na Ásia. Na Tailândia vivenciámos uma forma de mercado menos comum, o mercado flutuante.


















Na verdade por estas paragens não é algo excêntrico, inclusivamente as imagens destes mercados estão bem presentes no imaginário de muitos turistas que visitam a Tailândia, uma vez que têm vindo a ser exploradas oficialmente, desde há alguns anos, como um dos ex-libris do turismo local.
As ruas são substituídas por canais de rio. Vende-se, compra-se, prepara-se comida dentro de canoas de madeira que deambulam pela água. 









Presenciamos esta dinâmica em Dammoen Saduak, o mais famoso mercado flutuante, localizado a cerca de 2 horas de camioneta de Bangkok.
Apesar de nos depararmos com um local eminentemente e excessivamente turístico não deixou de ser interessante e fascinante, sobretudo quando nos afastámos do canal principal e percebemos que este conceito não é apenas para "turista ver". Longe do epicentro comercial tivemos oportunidade de sentir a autenticidade, ao vermos os locais a deslocarem-se de barco e a fazerem toda a sua vivência ao longo dos canais.

 
















No canal principal, no meio das banquinhas e barcos a venderem souvenirs, sentimos a azáfama, visualizámos produtos comestíveis, admirámos as cores e texturas, sentimos os aromas e experimentámos sabores.





























Compreende-se porque é uma das imagens fortes da Tailândia. Palavras como fotogénico, atraente, apetecível, exótico e vibrante aplicam-se na perfeição a este mercado. As centenas de fotografias que tirámos demonstram isso.