segunda-feira, 29 de julho de 2013

Tamarind | Luang Prabang

De janelas e portas viradas para o Nam Khan, um dos afluentes do rio Mekong, o Tamarind em Luang Prabang foi provavelmente o melhor restaurante em que estivemos durante a nossa estadia no Laos. Aconchegante, charmoso e bonito apresenta simultaneamente uma oferta tradicional e criativa da cozinha laociana.
 
Para além do serviço de restaurante, o Tamarind apresenta igualmente aulas de cozinha, promovendo pelas duas vias a gastronomia do Laos.
Na noite que lá estivemos pedimos um menu de degustação com algumas das especialidades locais como salsichas de porco Luang Prabang, búfalo seco, pickles de vegetais, carne de porco picada com beringela, flor de banana com bambu e sementes de sésamo, wrap de folha de alface com pasta de beringela com ervas.
Comemos ainda peixe cozido no vapor com ervas em folha da bananeira e barbecue em lume brando de búfalo marinado com ervas e tempero especial servido com legumes crocantes, tudo acompanhado por sticky rice, o arroz característico do Laos e que tem a particularidade de ser pegajoso e de ser comido com a mão.
Por fim, terminámos com uma recriação da clássica banana split, com banana, iogurte, molho de tamarindo e topping crocante e com uma maravilhosa degustação de sobremesas composta por um divinal arroz sticky escuro com leite de coco e molho de tamarindo, abóbora cozida com ovo e creme de coco , duas qualidades de bolinhos de coco e nougat.
Soberbo.