terça-feira, 30 de julho de 2013

Religião, Bebida e Comida

No templo principal de Luang Prabang, Wat Xieng Thong, cruzámo-nos com a cerimónia anual que dá início às festividades que marcam a entrada dos noviços nos templos.
Antes do fim da cerimónia religiosa, à entrada do templo, um grupo preparava uma bebida de aparência não identificável. Questionámos sobre o conteúdo sem obtermos resposta pois o foco era a preparação da mesma.
Mas quando a pressão do momento abrandou, após o fim da cerimónia, vieram-nos oferecer a bebida e percebemos que era leite de coco fresco com gomas e frutos vermelhos. Perfeito para amenizar o calor.
Em todo o Laos, mas presenciamos em Luang Prabang, diariamente pelas 6 da manhã, os monges percorrem a cidade descalços e com as suas vestimentas cor de laranja. É a "Cerimónia das Almas", momento religioso em que a população doa comida, sobretudo arroz, aos monges e noviços dos templos da cidade, garantindo assim alimento diário aos que zelam pelo equilíbrio da sociedade.
A população coloca tapetes nos passeios e aguarda a procissão dos monges pelas ruas da cidade.
Os monges silenciosamente deslocam-se em fila, carregando ao ombro um recipiente metálico onde armazenam os alimentos que têm que durar todo o dia, uma vez que os templos não podem comprar comida mas apenas recebé-la por doacção.
É um momento de alimentar o corpo físico dos monges através da comida e o espiríto pelo amor e generosidade. A comida serve não só para alimentar os monges mas também para ser distribuída junto da população mais carente