segunda-feira, 3 de junho de 2013

Os Olhos Também Comem | Tailândia

A partir da associação dos sabores ao cinema, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa organizou durante o mês de Maio a segunda edição do Festival Os Olhos Também Comem.
Foram seis dias onde foram apresentados seis filmes e seis gastronomias de origens tão diversas como México, França, Estados Unidos da América, Macau, Tailândia e Perú.
As sessões diárias de cada país dividiram-se em três momentos, almoço baseado na gastronomia do respectivo país, degustações ao final do dia de especialidades locais, seguidas do visionamento de um filme relacionado com culinária.
Um dos dias em que estivemos presentes foi o da Tailândia. O almoço, elaborado sobre a coordenação de uma das chefs da Embaixada Tailandesa, foi composto por o amuse bouche Tod Man Koong (bolinhos fritos de camarão com massa de arroz frita e abacaxi), 
 
a entrada Tom Yam Gai (caldo de galinha e cogumelos picante e vinagrado),
 
o prato principal Pad Thai Koong (noodles fritos com camarão)
 
e a sobremesa Bua Loy Nam Khing (bolinhos de sêsamo em xarope picante de gengibre).
 
Todos os pratos estavam muito bem confeccionados, saborosos e com paladares exóticos. Destaque neste capítulo para o caldo de galinha e para a sobremesa, ambos a despoletarem uma explosão de sabores bem diferentes do comum.