quinta-feira, 20 de junho de 2013

Mattana | Sestri Levante

Acabámos uma jornada longa e cansativa, ainda que muito boa, em Sestri Levante. Depois de um dia passado entre Santa Margherita Ligure e Portofino, deslocámo-nos até esta cidadezinha no Golfo de Tigullio para conhecê-la mas também com o propósito de jantarmos na Osteria Mattana, recomendação do escritor viajante Gonçalo Cadilhe.
Rapidamente percebemos que a cidade merecia mais do que um par de horas e voltámos noutro dia para usufruir de melhor forma.
A localização é esplêndida, pois a península onde se situa tem de um lado a bonita e romântica Baia del Silenzio e do outro a Baia delle Favole. Entre as duas baías desenvolve-se o eixo principal, a Via XXV Aprile, onde se situa a Osteria Mattana.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
Quando chegámos estava um aglomerado de pessoas à espera de mesa. Nunca são muito agradáveis estas esperas mas decidimos aguardar pacientemente, embora o cansaço se estivesse cada vez mais apoderar de nós.
Depois de mais de 30 minutos lá entramos no ambiente Mattana. Trata-se de uma osteria, num espaço grande e bonito, com mesas corridas, ambiente popular, familiar, animado e agitado.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Olhámos para a ementa, escrita num quadro afixado na parede, e perdemo-nos nas possibilidades de escolha. Como estratégia fomos tentando perceber o que comiam as pessoas que nos rodeavam.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Decidimo-nos por uma farinata, especialidade da Ligúria, que é um género de panqueca feita à base de farinha de grão de bico, água, sal e azeite extra virgem,

por uma salada de alcaparras, beringela assada e pimento assado temperada com azeite
 
um spaghetti brezza, com ameijôas e mexilhões 

um trenette al pesto, uma massa típica da ligúria com pesto,

e terminámos com uma tarte de pinhão.
 
No fim percebemos porque estavam tantas pessoas a aguardar mesa. Estava tudo magnífico. Como Sestri Levante.