terça-feira, 18 de junho de 2013

Gran Ristoro

É um sítio onde vão os locais e que nunca deixa de ter fila. Dois bons indicadores na aferição da qualidade de um estabelecimento de restauração.
O espaço é mínimo, apenas um corredor que ladeia o balcão e a vitrine composta por todo o tipo de charcutaria, queijos, molhos e outros ingredientes de fazer, literalmente, água na boca.
 

 
 
 
 
 
 
 
 

Trata-se do Gran Ristoro, na Via Sottoripa, umas arcadas não muito longe do porto.
O conceito é simples, a partir dos produtos expostos é transmitir aos simpáticos funcionários como devem rechear o pão aberto e por enquanto vazio.
A escolha é que não é nada fácil. Porque para além de não conhecermos a maior parte das iguarias, o que em si não é propriamente um problema, a oferta é muito extensa - à entrada anuncia-se 150 tipos de panini -, dá vontade de provar tudo e de preferência o que não se conhece. Tarefa difícil.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Depois de alguma ansiedade na obtenção de uma escolha inovadora e saborosa, enquanto a água ia gradualmente crescendo na boca a escolha recaiu em três sanduiches. Uma mais clássica, com salame milano e queijo, outra de pancetta arrosto aromatizada, que estava uma delícia, e outra de arrosto de basílico, com tomate seco e cogumelos envinagrados, que atingiu a excelência.
 
Garantidamente estas sanduiches vão ficar marcadas na minha memória gastronómica.