sábado, 9 de fevereiro de 2013

Cachupa no Estrela Morena

Esta semana houve comidas fortes. Como que a contrariar o frio típico do inverno. Assim fez parte das refeições ingeridas uma feijoada à transmontana, um cozido à portuguesa e uma cachupa.
É sobre este último prato que quero falar. A cachupa é o prato típico de Cabo Verde. Um prato forte e substancial num país de clima tropical. Curioso mas não exemplo único. Atente-se, por exemplo, à comida indiana e mexicana.
Voltando à cachupa, trata-se de um prato composto essencialmente por feijão e milho. Depois há variantes. Como a cachupa rica, com diversas carnes, enchidos e acompanhada de outros legumes, como couves e mandioca. A cachupa pobre, feita com peixe. A cachupa frita, deixada engrossar de um dia para o outro e refogada numa frigideira. Muitas vezes esta última é servida ao pequeno-almoço com linguiça e ovo estrelado.
Nós comemo-la ao jantar, assim como uma cachupa rica, no Estrela Morena, na Rua Imprensa Nacional. Estavam as duas óptimas e aqueceram a alma e o estômago numa destas noites frias. 
De entrada houve ainda pastéis de milho.
E no fim queijo de cabra com doce de papaia. Até uma morna como som de fundo não faltou. 
Sítio a voltar.