domingo, 23 de setembro de 2012

Instantes Algarvios

As melhores pizzas e mojitos de Sagres encontram-se no Hookipa, um dos espaços mais cool, onde logo à entrada há o seguinte aviso "leave your ego here".
Trata-se de um óptimo espaço para um jantar  informal de pizzas e uma noite descontraída.










Todo o ambiente remete para a temática do surf, inclusive as pizzas têm nomes como Waimea, Uluwatu, Supertubos, Mundaka, tudo ondas de nível internacional.

Recentemente, também em Sagres, na Praça da República, abriu o restaurante Rosa dos Ventos ConVida.










Para além do espaço interior, tem uma esplanada na Praça e outra nas traseiras que apresenta uma vista deslumbrante para o mar da praia da Mareta. Nesta esplanada é possível optar pelos poufs, sofás ou mesas. É um espaço fantástico a qualquer hora do dia e para fazer qualquer refeição ou beber um copo.
Quando por lá estivemos optámos pelos petiscos. Experimentámos os camarões com alho e pesto caseiro, ovos com farinheira, pão de alho, bolinhas de alheira e patés diversos.
Para além de estar tudo bom, destaca-se os preços muito acessíveis.

Na nossa estadia algarvia estiveram presentes os incontornáveis doces algarvios.
Alguns adquiridos numa feira na Praia da Luz, a uma produtora de S. Brás de Alportel
e outros na Boutique dos Doces, em Lagos. Inicialmente apenas fábrica de doces regionais algarvios, abriu posteriormente também uma loja onde vende uma parte das 3 mil unidades que em média produz por dia. Para além da elevada qualidade, destaque para os preços muito mais baixos do que os praticados nas restantes pastelarias.
Para além dos doces é possível adquirir compotas, licores e outros produtos tradicionais.

Também em Lagos fomos até ao mercado em busca de marisco. Não havida nada de concha por conta das toxinas que assolavam os areais algarvios por aqueles dias. Deparámo-nos e depois regalámo-nos com uns saborosos lagostins.

Ainda em Lagos, fomos comer peixe ao Escondidinho. Conhecido pela qualidade do seu peixe, mas sobretudo pela opção do rodízio de sardinhas e carapaus. Paga-se 10 euros, mais 3 euros pela salada e 1 euro pelas batatas e come-se as sardinhas ou carapaus que se quiser ou conseguir.
Os comensais no fim podem registar nas paredes da esplanada os seus feitos.

Quem comer mais do que 40 sardinhas não paga nada. Deve ter sido o que sucedeu ao Sr. Bezana em Julho de 2010.
No meu caso fiquei longe desse feito mas contente pelo desempenho, comi 12 dessas daí de baixo.
Quantidade à parte relevo para a qualidade da sardinha e da sua assadura. Em Lagos é de ir em busca deste restaurante Escondidinho.