domingo, 22 de julho de 2012

Festival do Caracol Saloio

Apesar de já algum tempo ter conhecimento do Festival do Caracol Saloio, que vai na 11º edição, por ter trabalhado durante anos junto ao local onde decorre, Loures, e ter tido um aluno que a mãe fazia-se sempre representar com uma tasquinha, só este ano fiz a minha estreia.
Como o nome indica a estrela principal é o caracol, mas a caracoleta também está bem representada. Perante estes ingredientes o resto é pura imaginação e adaptação.
A premissa base de participar é gostar de caracol. Depois investir em especialidades mais ou menos estrambólicas já vai do sentido aventureiro de cada um. Mas desde já que me parece que o interesse é fazer incursões por alguns pratos diferentes.
Os clássicos

No nosso caso, para além dos caracóis clássicos, optámos por algumas outras ofertas do Café Primavera de Bucelas, como as pataniscas de caracol (médias), rissóis de caracol (bons) e pica-pau de caracoleta (muito bons).

         Patanisca e rissol de caracol                               Pica-Pau de caracoleta

Ficaram outras especialidades por experimentar como caracol à Bulhão Pato, caracol de escabeche, caracoleta à brás, feijoada de caracol, caril de caracoleta, caldeirada de caracoletas, risoto de caracóis, e muitas outras.
A avaliar pela quantidade de pessoas presentes este festival é um sucesso, pelo que garantidamente irá continuar nos próximos anos. Aguardaremos assim para experimentarmos outras iguarias  na próxima edição.