quarta-feira, 20 de junho de 2012

O Charneco

Não se vai lá por acaso. O mais provável é estando por aqueles lados não resistir aos petiscos que O Charneco tem para oferecer.
Fica em Estômbar, entre Lagoa e Portimão, e trata-se de uma tasquinha muito simpática.

A ementa, ao jantar, é composta por sete pratos variáveis, de acordo com a época do ano e com o que se encontra disponível no mercado, e tem preço fixo, 25 euros, onde está tudo incluído, inclusive o vinho.
É daqueles restaurantes que facilita a vida aos indecisos. É só sentar e esperar que comecem a desfilar os pratos.
Em regra a ementa é composta por dois pratos principais precedidos por umas quantas entradas.
Quando lá estivemos começámos com um queijo, presunto, pão e azeitonas. De seguida vieram umas gambas algarvias cozidas com sumo de limão.
 

Ainda estávamos a saborear e foi-nos apresentada uma óptima salada de ovas de choco. Ainda com o deslumbre da novidade de saborear ovas de choco, aterraram na nossa mesa uns carapaus alimados com alho e azeite.

De seguida trouxeram umas lamejinhas que só com o cheiro nos conquistaram.

Quando já pedia que desapertássemos o botão das calças veio um arroz de peixe muito saboroso, embora podia estar um pouco mais cozido.

Fizemos uma pausa, viemos apanhar ar e consultámos o que ainda faltava vir. Borrego. Foi a resposta. É das poucas comidas que não como, a par de queijo, mas a anfitriã facilmente me convenceu a experimentar.
Apesar de barriga cheia e pouco fascinada, abri uma excepção e experimentei. Confirmo que é uma carne que não gosto mas consigo avaliar que estava bem confeccionada.
Por fim, o sector dos doces fez-se representar pelos D. Rodrigo e por um bolo de alfarroba.
Foi assim que desfrutámos de um belo repasto, num ambiente rústico, com reminiscência de tasca antiga, e descontraído, onde o serviço se pauta pela simpatia e eficiência.